Como estudar a Bíblia?

Como estudar a Bíblia?

Muitas pessoas gostariam de conhecer melhor a Bíblia, mas não sabem exatamente como. Têm a intenção, mas não sabe por onde começa ou que ferramentas usa. Por isso, resolvi escrever este artigo e passa minha experiência, e passa as ferramentas que utilizo para estuda a Bíblia e ate mesmo para auxiliar quem deseja se um Pregador.

Como ler a Bíblia

Nós lemos muito mal. Inclusive a Bíblia. Não prestamos muita atenção e saímos concluindo coisas absurdas daquilo que mal compreendemos. Precisamos aprender a ler, mais a Palavra de Deus como você que pregá-la sem estudamos ou meditamos nela??? Para entendemos a Bíblia termos que pedi direção ao Espírito Santo, e Ele que vai nos capacita e revela sua Palavra, e nos da entendimento, aqui vai algumas dicas.

– Leia com atenção: não tente ler vários capitulo de uma vez, planeje um tempo para ler por dia sempre naquele horário ou escolha um melhor horário para você. Se ler um capítulo, verifique o que há antes dele e o que vem depois para entender o que o autor que passa ou ensinar.

– Se não compreender muito bem algum versículo, leia várias vezes e verifique também em outras traduções que podem ajudar a esclarecer determinado ponto.

– Utilize um lápis para fazer anotação das passagens marque com um marcador de texto (ou lápis de cor) para sublinhar as passagens que lhe chamaram a atenção ou que contém alguma mensagem importante.

– Tenha disciplina; separe um tempo diário para a leitura.                              Obs: Tome cuidado com as novas traduções da Bíblia hoje.

Há diversas maneiras de se estudar a Bíblia. Independente do método, você deve aquele que melhor para você, tenha o foco nele não pare mesmo quando o desanimo bate. Como falei acima separe um tempo para você ler e sempre no mesmo horário, pode se 15 min, 30 min, ou ate, mas depende da sua disponibilidade de horário e do seu esforço.

Estudo Livro por livro

Eu quando comecei a estuda a Bíblia comecei pelos Evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas e João. Esses livros não vai responde tudo, mas nele que esta o maior motivo de estamos aqui hoje.

Para te ajudar na leitura Você precisará dos materiais de apoio que descrevo mais adiante, em Ferramentas Básicas de Estudos que servira também nas suas pesquisas elaboração de pregações”.

Estudo de Capítulo

O estudo de um capítulo da Bíblia é interessante para a apreensão de mensagens específicas e para busca de temáticas pontuais. Ele permite maior aprofundamento no texto.

O estudo de capítulos também deve responder algumas perguntas: qual é o assunto tratado? Qual o versículo chave (o principal) do texto? Qual a lição central do capítulo? Que promessas e que ordenanças há no texto? Se e uma lição de vida? E muitas das vezes para entender o texto requer uma leitura repetitiva e profunda do texto, procurando entender bem cada detalhe e o significado exato de cada frase.

Nunca baseia sua conclusão num único versículo, você deve verificar bem o contexto anterior e posterior do capítulo para não cair neste tipo de armadilha e acabar apreendendo a mensagem pela metade e ate mesmo acaba pregando heresia.

Estudo de Personagem

O estudo dos personagens é muito importante para aprender através do exemplo, seja ele bom ou ruim. Tenho certeza que, vamos aprender com erro daquele personagem e não vamos quere para nossas vidas, mas também como um aviso para não repetir o mesmo erro. Assim, devemos fazer algumas perguntas e responde La: como foi a infância e a vida familiar do personagem? Quais os traços positivos e negativos do caráter dele? Como foi seu principal encontro com Deus, se houve? Se não houve, por quê? E o que levou ao pecado? Fraqueza? Amizades?

Quem foram seus companheiros? Qual foi sua área de influência? Se ele errou, o que fez? Ele se arrependeu e confessou o pecado? Quais foram suas contribuições para o serviço de Deus? Você pode elaborar suas próprias perguntas, dependendo do que você quiser descobrir do personagem.

Estudo de Temas

A escolha de um tema para estudo bíblico é uma das melhores maneiras de delimitar o problema de pesquisa. Além disso, ele permite a ampliação do estudo para excertos da Bíblia inteira, o que é desejável no sentido de dar uma visão global da revelação de Deus. Nesse caso, o segredo está em escolher o assunto. Por exemplo: adoração. Como funcionava a adoração no tempo dos patriarcas? E em Israel, no período dos reis? Como os profetas a entendiam? E como ela se estabelece no Novo Testamento? Assim também outras questões podem ser levantadas: idolatria, amor às riquezas, discriminação, a graça de Deus, etc. O limite é a criatividade.

Obs: Hoje tem muito livro que ajudar nas pesquisas exemplo: Livro historia dos hebreus, e tanto outros. Isso ajudara no seu conhecimento e na sua pesquisa.  No meu caso uso Manual Bíblico de Halley muito bom e recomendo e o que citei acima.

Ferramentas Básicas de Estudos

Hoje em livrarias podemos encontra diversos matérias evangélicos e ferramentas, para te auxiliar nas suas pesquisas, quantidade e muito grande e principalmente pela internet, tanto para jovens, crianças e adultos.

Não basta apenas uma Bíblia para fazer um bom estudo. Seguem algumas dicas de livros de apoio que foram importantes para meu aprendizado e que podem ajudá-lo. Alguns destes matérias utilizo e guardo todos ate hoje.

Bíblia comentada: Bíblia com comentários de rodapé é uma excelente ferramenta para dirimir dúvidas pontuais. Sugiro a Bíblia de Thompson (Editora Vida) e a Bíblia de Jerusalém (Editora Paulus). A segunda é a melhor tradução que dispomos em português, elaborada por estudiosos católicos, protestantes, rabinos e historiadores.

Manual Bíblico de Halley (Editora Vida): trabalha bastante com descobertas arqueológicas e possui uma maneira muito interessante de explicar o texto bíblico. Tenho e já li praticamente quase a metade.

Dicionário Bíblico: esta é uma ferramenta indispensável. Você pode estar estudando, por exemplo, um evento em que aparece um samaritano. Afinal, o que é um samaritano? O lugar ideal para consultar é um dicionário, onde está explicada sua origem e ainda há a indicação de outros verbetes para pesquisar (como, por exemplo, a cidade de Samaria).

Comentário Bíblico: há comentários versículo por versículo muito interessantes. Alguns bastante completos, e outros em apenas um volume, bem mais resumidos. Aí existem diversas possibilidades nas livrarias cristãs.

Concordância Bíblica: é uma chave de textos bíblicos agrupados por palavras citadas ou por temas. Hoje em dia, além de livros impressos, há a possibilidade de busca na Internet, em sites de Bíblias Online, onde basta digitar a palavra procurada para ver a lista de todos os versículos que a mencionam na respectiva tradução.

Atlas Bíblico: é uma ferramenta muito útil para a visualização dos reinos vizinhos de Israel e entendimento melhor do contexto histórico-geográfico das histórias que estudamos na Bíblia.

Lembre-se de que a Bíblia nos dá o que necessitamos, mas nem tudo o que poderíamos querer.

O Estudo da Bíblia e Privilegio

O estudo da Bíblia é um trabalho que desafia e dá satisfação, oferecendo muitos benefícios na vida do Cristão, e que ajuda a equiparmos-nos para ficar na presença de Deus eternamente. Já somo abençoados e privilegiados por termos esta carta maravilhosa de Deus em nossas mãos que foi pago por um alto preço lá na CRUZ do calvário e Deus usou homens Cheio do Espírito Santo que pagaram com suas próprias vidas para que chegar a nos (Mensagens do Evangelho) e termos direito a Salvação também que por enquanto temos acesso, porque em outro lugar para ter e pago com a morte.

Leia guarde no seu coração a Palavra deste livro para não se desviar do caminho do Senhor.

Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, através do seu computador, tablet ou celular, do conforto da sua Casa, e com um Professor á sua Disposição.

Clique aqui! E Vamos apreende mais da Bíblia

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Já imaginou poder acelerar um pouco mais o seu aprendizado sobre temas bíblicos difíceis e polêmicos, cortando caminho ajudado por quem já esteve lá. Descubra como pessoas comuns estão conseguindo ler e entender a Bíblia através de um método simples e inovador Método Como ler e entender a bíblia << Quero conhecer o Método Como ler e entender a bíblia >>

Autor: Diácono Adriano

Sobre o Obreiro Adriano: Sou Técnico de Informática tenho vários cursos na área de Informática, mas gosto mesmo e de sempre ta estudado há palavra de DEUS, gosto sempre de meditar na Palavra do SENHOR pela manhã, enquanto... Consagrado: Em 2010 fui Consagrado a Obreiro do Senhor na Assembleia de Deus Vida e Missões, e desde então continuo firme na obra do Senhor sempre apreendendo e me capacitando para melhora na Obra do Senhor. https://despertaoseuministerio.com.br/sobre-o-obreiro-adriano/

2 comentários em “Como estudar a Bíblia?”

Deixe uma resposta