O que significa fogo estranho? A Bíblia Responde

O que significa fogo estranho?

E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara. Então saiu fogo de diante do Senhor e os consumiu; e morreram perante o Senhor. Levítico 10:1,2

Dicionário: 

ABIU Segundo filho de Arão (Ex 6.23) que foi consagrado ao sacerdócio com seus 3 irmãos Nadabe, Eleazar e Itamar (Ex 28.1; Nm 3.2; 1 Cr 24.1). Com seu irmão mais velho, Nadabe, Abiu foi com os anciãos de Israel, Moises e Arão ao cume do monte de Deus (Ex 24,1,9), Quando ele e seu irmão Nadabe ofereceram “fogo estranho” sobre o altar, foram mortos instantaneamente (Lv 10.1,2). A proibição contra o uso de bebida alcoólica relata (v. 9) levou alguns comentaristas a acreditarem que os irmãos estavam embriagados quando morreram. Eles não tiveram filhos. (Nm 3.4; 1 Cr 24.2).

Por que Nadabe e Abiú morreram perante o Senhor?

Nadabe e Abiú eram dois dos quatro filhos de Arão (Êxodo 6:23), que foram chamados por Deus para oficiarem como sacerdotes“Fazei também vir para junto de ti Arão, teu irmão, e seus filhos com ele, dentre os filhos de Israel, para me oficiarem como sacerdotes, a saber, Arão e seus filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar” (Êxodo 28:1). A Bíblia narra que eles foram consagrados “ Separado para Deus” (Êxodo 30:30). Então entendemos que eles foram separados e instruídos antes de como começa a fazer o trabalho no tabernáculo.

 “Porém o incenso que fareis, segundo a composição deste, não o fareis para vós mesmos; santo será para o SENHOR” Ex 30:37. Temos também uma indicação clara de que o fogo usado para acender esse incenso deveria vir do próprio altar do incenso, que ficava dentro do lugar santo: “Tomará também, de sobre o altar, o incensário cheio de brasas de fogo, diante do SENHOR, e dois punhados de incenso aromático bem moído e o trará para dentro do véu.  Leia (Lv16:12-13).

Feitas essas observações, agora conseguiremos compreender melhor essa história. Nadabe e Abiú estavam realizando um serviço de culto a Deus e a narrativa nos diz o seguinte: “Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre este, incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do SENHOR, o que lhes não ordenara” (Levítico 10:1). A consequência imediata foi que saiu fogo vindo de Deus e os matou imediatamente (Levítico 10:2).

Nadabe e Abiú, os Seus incensários e o fogo estranho

O texto nos narra que Nadabe e Abiú tomaram seus incensários. Isso pode indicar que eles não usaram os incensários consagrados para o uso no tabernáculo. O fogo estranho mencionado pode nos indicar que eles podem não ter usado o incenso determinado pela lei e, além disso, terem usado um fogo que não havia sido tirado do altar. Isso mostra erros graves deles com relação às prescrições ordenadas por Deus. O trabalho parece ter sido feito de qualquer jeito, sem observar as ordens de Deus.

Por que Nadabe e Abiú agiram errados se conheciam a  Lei de Deus?

A resposta esta num texto mais adiante: Logo após a morte de Nadabe e Abiú, Deus fala a Arão sobre mais uma regra para os sacerdotes: “Falou também o SENHOR a Arão, dizendo: Vinho ou bebida forte tu e teus filhos não bebereis quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações” (Levítico 10:8-9). Então entendemos que Nadabe e Abiú estavam embrigados, ou seja, sobre o efeito de bebida forte

Por que Deus foi tão severo com Nadabe e Abiú?

A severidade de Deus pode ser compreendida pelo fato deles já terem sido orientados quanto a forma de cultuar ao Senhor no tabernáculo, por terem sido negligentes quanto ao uso da bebida alcoólica e, dessa forma, desonrarem as leis de Deus. Certamente eles também foram tomados como exemplo de que as coisas de Deus não devem ser feitas de qualquer forma. As exigências de Deus devem ser cumpridas. Além desses fatos, temos também a questão de que os líderes são mais cobrados, devido ao seu conhecimento sobre Deus e a missão que Deus deu a eles.

Resumo:

Nadabe e Abiú foram mortos por terem entrado na presença de Deus com “fogo estranho”. O que seria esse fogo? Simplesmente as suas próprias obras. O incensário devia ser aceso, usando‑se para isso brasas tiradas do próprio altar do sacrifício. Nadabe e Abiú acenderam seus incensários com fogo que eles mesmos produziram, e foram mortos. O acesso à presença de Deus só pode ser através do altar; através do sacrifício de Cristo.

Qualquer que tentar ter acesso à presença de Deus com base em suas próprias obras não subsistirá. As brasas tinham que ser tiradas do altar onde o cordeiro havia sido queimado. 

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Já imaginou poder acelerar um pouco mais o seu aprendizado sobre temas bíblicos difíceis e polêmicos, cortando caminho ajudado por quem já esteve lá. Descubra como pessoas comuns estão conseguindo ler e entender a Bíblia através de um método simples e inovador Método Como ler e entender a bíblia << Quero conhecer o Método Como ler e entender a bíblia >>

Autor: Diácono Adriano

Sobre o Obreiro Adriano: Sou Técnico de Informática tenho vários cursos na área de Informática, mas gosto mesmo e de sempre ta estudado há palavra de DEUS, gosto sempre de meditar na Palavra do SENHOR pela manhã, enquanto... Consagrado: Em 2010 fui Consagrado a Obreiro do Senhor na Assembleia de Deus Vida e Missões, e desde então continuo firme na obra do Senhor sempre apreendendo e me capacitando para melhora na Obra do Senhor. https://despertaoseuministerio.com.br/sobre-o-obreiro-adriano/

Deixe uma resposta