O vinho que Jesus bebia era apenas um suco de uvas ou tinha álcool?

O vinho que Jesus bebia tinha álcool?

 O texto mais famoso sobre a questão de Jesus e o vinho é a transformação da água em vinho feita por Jesus em um casamento que foi, inclusive, Seu primeiro milagre.

E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo, João 2:9  A palavra vinho destacada neste texto é a palavra grega “oinos”, que é utilizada para identificar vinho que contém álcool, um vinho fermentado.

 Observamos, por exemplo, a ordem de Paulo: E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Efésios 5:18 – parte entre parênteses,. Observe que Paulo usa a palavra grega “oinos” justamente para orientar que não se deve embriagar-se. Só dá para embriagar com vinho alcoólico, então fica claro, que o vinho que Jesus bebia tinha álcool. Apesar de não termos a menção clara de Jesus ter bebido vinho nesse casamento, me parece uma conclusão óbvia já que Ele transformou a água em vinho. Mas podemos ver em outros textos a indicação de que Jesus bebia vinho, pois, os fariseus o acusam de ser um bebedor de vinho (oinopotes) injustamente em Mateus 11:19.

Se o vinho que Jesus bebia tinha álcool então posso beber à vontade?

Isso quer dizer que posso toma bebida alcoólica? Não! Sabemos que era comum que os vinhos da época de Jesus fossem misturados com água. A embriaguez e proibida veementemente na Bíblia.

 Alguns comentaristas sugerem que quando o mestre-sala diz que o vinho que Jesus produziu pelo milagre era melhor que primeiro, seja uma indicação de que fosse um vinho mais puro e que, nesse caso, o primeiro vinho que havia sido servido, seria aquele vinho mais misturado com água, portanto, mais fraco, menos alcoólico, um vinho de qualidade inferior: “e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora” (João 2:10).

O vinho que Jesus bebeu tinha álcool, isso é fato, é importante que não usemos esse fato como uma licença para se entregar a bebedices, como se Jesus tivesse feito tal coisa. A Bíblia tem advertências claras quanto ao perigo das bebidas (Provérbios 23:29-35). A bebida na cultura judaica era vista de uma forma bem diferente do que na nossa. Em nossa cultura a bebida não é vista com bons olhos quando faz parte da vida de um servo de Deus, devemos tomar cuidado não só com a embriaguez, mas com o bom testemunho cristão, além, é claro, dos graves problemas de dependência que a bebida pode trazer.

BEBIDA FORTE

Bebida alcoólica resultante de fermentação e que pode embriagar. A bebida mencionada em Is 5.22 era feita de cevada, misturada com ESPECIARIAS. A bebida destilada (tipo pinga, rum, etc.), de elevado teor alcoólico, não era conhecida nos tempos bíblicos.

Devemos nos perguntar: vale a pena?

Lembre-se: Você e um servo de DEUS, então não manche este nome “Jesus Cristo”.

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade. 2 Timóteo 2:15,16

Deixe seu comentário a respeito.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Já imaginou poder acelerar um pouco mais o seu aprendizado sobre temas bíblicos difíceis e polêmicos, cortando caminho ajudado por quem já esteve lá. Descubra como pessoas comuns estão conseguindo ler e entender a Bíblia através de um método simples e inovador Método Como ler e entender a bíblia << Quero conhecer o Método Como ler e entender a bíblia >>

Autor: Diácono Adriano

Sobre o Obreiro Adriano: Sou Técnico de Informática tenho vários cursos na área de Informática, mas gosto mesmo e de sempre ta estudado há palavra de DEUS, gosto sempre de meditar na Palavra do SENHOR pela manhã, enquanto... Consagrado: Em 2010 fui Consagrado a Obreiro do Senhor na Assembleia de Deus Vida e Missões, e desde então continuo firme na obra do Senhor sempre apreendendo e me capacitando para melhora na Obra do Senhor. https://despertaoseuministerio.com.br/sobre-o-obreiro-adriano/

Um comentário em “O vinho que Jesus bebia era apenas um suco de uvas ou tinha álcool?”

Deixe uma resposta